Depois de aprovado o projeto de Aproveitamento Hidroagrícola de Maceiras, foi assinado esta terça-feira, 7 de janeiro, o termo de aceitação, que permite o investimento de mais de 21 milhões de euros no concelho valpacense.
Passo a passo se avista a construção de uma grande barragem, que faz parte dos investimentos estratégicos pensados a longo prazo para o concelho, e dá seguimento ao projeto de implementação do regadio que tem sido dinamizado, visto como uma solução para inverter o ciclo de desertificação do território e promover o setor primário.
Esta terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal, António Joaquim de Medeiros, e o Vice-presidente, Jorge Mata Pires, assumiram os termos de aceitação do apoio financeiro, que faz parte do Plano Nacional de Regadios.
O Aproveitamento Hidroagrícola de Maceiras terá uma área beneficiada de 1125 hectares e é constituído por uma barragem, uma estação de filtração e rede de rega para fins agrícolas.
Na barragem, a construir na Ribeira de Frades, localizada na freguesia de Padrela e Tazém, a bacia hidrográfica terá uma área de 12,9 km 2 e aterro zonado com uma altura máxima de 42 m acima da fundação. A capacidade máxima de armazenamento será de 2,8 milhões de metros cúbicos, permitindo a rega em pressão em todo o perímetro.
Estima-se que serão beneficiadas cerca de 400 explorações agrícolas, num total de 1386 prédios, sendo que o desnível entre a barragem e a zona mais baixa do perímetro de rega (à cota 330 m) permitirá, posteriormente, o aproveitamento de energia e uso múltiplo, nomeadamente, incentivar a práticas turísticas de recreio e lazer.
A importância desta barragem aumenta significativamente se atendermos ao facto do concelho não possuir um ponto de água de grande capacidade, que possa ajudar em caso de incêndios na região.
Sem dúvida um investimento de enorme importância para o concelho, que trará inúmeras vantagens para o setor agrícola, mas também para empresários das mais variadas áreas. Um investimento inédito na região, fruto do empenho insistente e esmerado do executivo municipal, que colocará o concelho em destaque e alavancará a marca Valpaços – A Essência Natural.