Depois de cumpridos os procedimentos legais, como o visto do Tribunal de Contas, e o lançamento do concurso público, já estão em curso as obras de remodelação e ampliação do antigo edifício pré-escolar em Murça para acolher o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Esta intervenção representa um investimento superior a um milhão de euros, fruto de um acordo de cooperação entre o Ministério da Administração Interna, a Guarda Nacional Republicana e o Município de Murça.
Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância desta empreitada, afirmando que as obras visam “dotar o edifício de requisitos fundamentais para uma maior eficiência e bom desempenho dos profissionais da GNR na sua missão policial”.
O atual posto territorial da GNR encontra-se em estado de degradação há vários anos, sendo alvo de reclamações constantes por parte dos militares e da comunidade em geral. A nova instalação é vista como uma solução essencial para atender às necessidades operacionais da GNR, além de melhorar o atendimento à população local.
As obras incluem a remodelação completa do edifício, com adaptações para garantir acessibilidade, modernização das infraestruturas e implementação de sistemas que promovam uma maior eficiência energética.
O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 365 dias.