Feira de S. Brás de Valpaços afirma-se como a festa do mundo rural

A Feira de S. Brás atraiu muita gente à freguesia de S. João da Corveira, tanto sábado, como domingo. Muitos quilos de fumeiro foram vendidos naquela que é considerada a mais antiga feira do fumeiro do país.

Mais de 40 stands de venda locais e da região foram escoando o fumeiro, o mel, o vinho, frutos secos, queijos, e outros produtos hortícolas e frutícolas. Residentes e visitantes encontraram-se na feira e à mesa das tasquinhas e restaurante houve muitos pratos associados à gastronomia local.

Com sabores únicos e que podem ser apreciados num ambiente de grande animação popular e genuína, a Feira de S. Brás é a afirmação de um território com orgulho nas suas tradições, que concentrou além da Corrida de Cavalos, a Chega de Bois, a Caça ao Javali, Passeio Pedestre, Concurso do Maronês, entre outras.

O evento abrangeu um programa recheado de iniciativas para todos os gostos, assim como uma montra gastronómica de excelência.

A feira, cuja origem se perde na memória de quem ali vive e tem como bandeira o saber-fazer que passa de geração em geração, contou com a animação de concertinas e grupos musicais que animaram a multidão que se deslocou àquela aldeia da Terra Fria, onde a festa se prolongou noite dentro.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *