Murça integra projeto “Pannonias Digital Old Lands” numa estratégia de articulação entre a história e a tecnologia

A 31 de janeiro, decorreu, no auditório da Fortaleza de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a sessão pública de assinatura dos contratos da Linha + Interior Turismo, que contou com a presença da Vereadora Vilma Pereira.

Foi neste evento que foi apresentado o projeto “Pannoias Digital Old Lands”, concebido e promovido pela Associação de História e Arqueologia de Sabrosa, através de um importante consórcio integrado pelos municípios de Sabrosa, Alijó e Murça, com a participação especial do Património Cultural I.P., que incluiu no projeto o Santuário Pré-romano de Panoias, e o importante apoio técnico da SPA Consultoria.

Este foi um dos sete projetos aprovados e financiados pelo programa Linha + Interior Turismo, um programa que incentiva e apoia o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior.

“Pannonias Digital Old Lands” é uma ideia que se baseia nos antigos territórios históricos, oriundos do fim do Império Romano e do surgimento dos primeiros reinos da Europa, os reinos suevos e visigodos.

Um desses antigos territórios é o território de Pannonias, que , no essencial, abarcaria a região de Sabrosa, Alijó e Murça, e ainda a área onde se encontra o Santuário de Panoias. O projeto “Pannonias Digital Old Lands” procura, através da história e do riquíssimo património cultural dos três municípios, estudar, valorizar, promover e dinamizar um conjunto de 20 locais de interesse, distribuídos por vários períodos históricos, os quais serão integrados numa rede digital, com a criação de conteúdos nas Humanidades Digitais, renovação e modernização de um centro interpretativo, animações, digitalização multidimensional do património cultural, o “Druída”, um guia virtual, hologramas, QR code, utilização de aplicativos para smartphones e tablets, conteúdos multimédia, uma sala imersiva, óculos de realidade virtual, diversas atividades de âmbito turístico e educativo, interação com o comércio local, criação de percursos culturais, visitas, workshops e outras atividades.

O projeto visa aliar o património cultural às novas tecnologias da informação, demonstrando também a sensibilidade e o interesse dos municípios do interior da região Norte para a importância da preservação, valorização e promoção do património, aliada à componente económica do turismo e às empresas locais.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *