Idosos de Ribeira de Pena recebem orientações para identificar burlas

Idosos de Ribeira de Pena, zona de Vila Real com cerca de 5 mil habitantes, receberam orientações importantes para conseguir identificar burlas, geralmente com o objetivo de obter vantagens financeiras ou pessoais. A iniciativa é da GNR, Guarda Nacional Republicana, e ocorre desde 2011. O projeto é feito em parceria com o Projeto Radar Social, que identifica pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade ou também risco de pobreza e exclusão social.

O encontro reuniu cerca de 30 idosos com idades acima de 60 anos. Todos assistiram palestra e mantiveram olhos e ouvidos atentos nas orientações passadas pelos guardas. De acordo com o capitão da GNR de Vila Real, João Ribeiro, diferentes modalidades de burlas podem ser identificadas. E orientações nesse sentido podem auxiliar idosos que moram sozinhos ou em áreas isoladas para não serem enganados. “Damos orientações que não assinem nenhum tipo de documento sem conhecimento anterior. Se tiverem dúvida podem contactar o policiamento comunitário ou até mesmo algum parente”, explicou o capitão.

Ele também salientou que os idosos devem ficar atentos às situações em que pessoas pedem para entrar nas residências sem autorização. “Sempre desconfiar de alguém que não conheçam”, finalizou.

A psicóloga do projeto Radar Social, Cláudia Vilela, explica que ações semelhantes estão programadas em todas as freguesias, durante todo o ano. “Orientações como essas tornam os idosos mais confiantes e mudam o comportamento deles com relação à segurança nas casas”, ponderou.

https://www.youtube.com/watch?v=059IWWIR52Q

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *