🎥 REPORTAGEM | Celebrações do RI13 incentivam novos recrutamentos

O Regimento de Infantaria Nº13 celebra 107 anos. A cerimónia de comemoração realizou-se na sede do RI13, com várias atividades. Contou com a presença de figuras de importância do exército, como o Segundo Comandante das Forças Terrestres, Major General António Varregoso, e da cidade, nas figuras do presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, e o presidente da Junta de Freguesia também de Vila Real, Francisco Ferreira da Rocha.

As comemorações iniciaram-se com a cerimónia de homenagem aos mortos, destinada aos “mortos, militares e civis, que deram tudo pelo seu povo, pela sua pátria”, tal como citou o orador do momento. Seguiram-se os discursos que enalteceram o regimento, recordando a “determinação e coragem” e o contributo do regimento para as “forças terrestres, que atua em várias missões”, discursou o Segundo Comandante das Forças Terrestres, Major General António Varregoso, que considerou o RI13 como “unidade de referência do Exército Português”.

Para além dos feitos dos anos anteriores, as missões agendadas para 2025 foram um dos focos do Comandante do Regime de Infantaria Nº13, coronel Telmo Lau Hing, como a Força Nacional destacada na Roménia, com 200 militares. Apesar dos pontos positivos, houve também espaço para falar das dificuldades, apresentadas pelo Comandante Lau Hing, como a falta de recursos, sobretudo humanos, uma questão que está a ser combatida com o quadro permanente de praças e o regime de contrato especial. O comandante explica que “o exército já não tem de ser visto como uma passagem, pode ser visto como uma opção de futuro, em que já podem permanecer nas nossas fileiras até ao final do tempo de trabalho”.

Os atos notáveis foram condecorados com medalhas de ouro, prata e cobre e foi cantado o Hino do Regimento, seguido do desfile das forças, em continência.

As comemorações continuam no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, às 21h30, com uma exposição relativa ao Regimento de Infantaria Nº13 e no dia 13 de abril as portas do regimento estarão abertas ao público, com diversas atividades planeadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *