A Fundação ”La Caixa” abriu neste mês concurso para inscrição de projetos que visem reduzir a pobreza e contribuir para a luta contra as desigualdades em países com baixo índice de desenvolvimento da Ásia, África e América Latina por meio de projetos promovidos por ONG espanholas e portuguesas. A inscrição pode ser feita até 8 de maio, 17h, no site www.fundacaolacaixa.pt
O concurso abrange três áreas de atuação: desenvolvimento socioeconômico; melhoria da saúde e promoção da educação e da formação. Podem participar entidades sem fins lucrativos e da economia social cujos estatutos mencionem explicitamente que têm por objeto a promoção da cooperação internacional para o desenvolvimento.
As entidades elegíveis devem estar legalmente constituídas e matriculadas no registo correspondente, devem ter sede em território espanhol ou português e devem ter como objeto institucional a realização de atividades relacionadas com a cooperação internacional para o desenvolvimento. Devem ter ainda um parceiro local no país onde o projeto será desenvolvido. Entidades da Administração Pública não podem se inscrever.
A Fundação ”La Caixa” está em Portugal desde 2018. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica, sendo o compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.
Com mais de um século de trajetória, um dos seus princípios de atuação é levar a sua ação social aos territórios onde parceiros desenvolvem atividade financeira, com o objetivo de promover uma sociedade melhor, com enfoque especial nos grupos de pessoas mais vulneráveis.