O preço dos combustíveis teve a maior descida do ano, tanto no gasóleo como na gasolina, nesta segunda-feira, dia 14 de abril.
Segundo informações avançadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço do gasóleo simples baixou cerca de 6,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 recuou 7,5 cêntimos. De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do gasóleo deverá fixar-se nos 1,52€ por litro, enquanto a gasolina simples 95 desceu para os 1,669€ por litro.
Esta redução nos preços surge numa altura em que o custo dos combustíveis tem estado sob atenção devido à instabilidade nos mercados internacionais. A redução de preço nos combustíveis deve-se à queda do preço do petróleo Brent: o barril está a aproximar-se dos 60 dólares, após meses de estabilidade entre os 70 e 75 dólares.
Segundo especialistas, a valorização do euro face ao dólar é outro fator. Esta valorização torna o petróleo mais barato para os países da zona euro, refletindo-se nos preços finais dos combustíveis.