A situação nos centros de saúde e nas escolas é considerada “estabilizada”, a palavra é proferida pela Presidência do Conselho de Ministros, que num comunicado emitido esta manhã garantiu que o país “está ligado, com normalidade”. Nos serviços de saúde não foram registadas perturbações e as escolas são orientadas para retomarem o seu funcionamento normal.
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, dá indicações para que as atividades letivas retomem normalmente e acredita que esta terça-feira, para “quase 100% das escolas públicas do país será um dia normal”. Admite ainda que para alguns estabelecimentos de ensino podem persistir dificuldades no estabelecimento de energia, impedindo a sua abertura.
No ponto de situação feito pelo Governo, o abastecimento de água está a “funcionar em praticamente todo o país”. Nos transportes, o metro está a iniciar as operações, mas existem ainda “perturbações em algumas linhas devido a um problema”. No que diz respeito aos comboios, estes já estão em funcionamento total. Os aeroportos estão também a funcionar, à excepção do aeroporto Lisboa, que ainda carece de alguma recuperação.