Alijó disponibiliza 300 compostores domésticos gratuitamente

O Município de Alijó vai disponibilizar compostores domésticos, gratuitamente, aos munícipes interessados em tratar resíduos orgânicos, nomeadamente restos alimentares e cortes de jardim, em casa e utilizar o composto resultante do processo de compostagem na sua horta, quintal ou jardim. O objetivo deste projeto passa por promover e incentivar a redução do volume deste tipo de resíduos encaminhados para aterro.

Nesta primeira fase, o projeto prevê a atribuição de 300 compostores domésticos, sendo que os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada, que poderá ser entregue presencialmente na Divisão de Obras e Serviços Urbanos, situada no Largo da Feira, em Alijó; numa das ações de formação que irão decorrer em diferentes locais do Concelho em data a anunciar em breve; ou através do e-mail geral@cm-alijo.pt.

Esta ação visa permitir reaproveitar as sobras da preparação de refeições, como as cascas de legumes e frutas, e ainda os resíduos verdes provenientes da jardinagem, encaminhando-os para compostagem, transformando-os em recursos (composto) para fertilizar e valorizar os solos.

Os compostores domésticos permitem produzir um adubo orgânico a custo zero que pode ser utilizado em plantas, hortas ou jardins; reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro; envolver a comunidade nas melhores práticas ambientais; e melhorar a qualidade do solo (retenção de água, nutrientes, carbono).

O projeto de Compostagem Doméstica, que integra o programa “Alijó + Verde: Educação Ambiental para Todos” financiado pelo Fundo Ambiental, prevê a realização de uma visita técnica para monitorização da utilização do equipamento, com o objetivo de recolher dados sobre a quantidade de resíduos desviados do aterro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *