Sobre o mote “sem festa, a vida não presta”, nos dias 9, 10 e 11 de maio, Montalegre recebe mais uma edição do evento Património Enogastronómico, uma iniciativa que visa celebrar a gastronomia portuguesa. O evento decorre no Pavilhão Multiusos e é organizado pela Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT) em coorganização com o Município de Montalegre.
O evento leva ao Município confrarias gastronómicas, chefs, investigadores, produtores, empresas transformadoras, administração pública, entre outros atores da gastronomia portuguesa.
A edição deste ano apresenta o tema “A Gastronomia e as Emoções” e promete oferecer uma experiência multissensorial única. Conta com a participação de confrarias gastronómicas e enófilas do país, incluindo a Confraria Nacional do Leite, que realizará o seu XXIII Capítulo de Entronização durante o evento, a Confraria da Carne Guisada da Maia, S. Miguel, a Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã e a Real Confraria Amêndoa Portugal, a Confraria do Covilhete que participam de forma ativa entre outras. Estas entidades trarão não apenas o seu conhecimento ancestral, mas também demonstrações práticas e provas que celebram a riqueza das tradições portuguesas. Cada confraria apresentará os seus rituais e produtos emblemáticos, criando um diálogo único entre o passado e o presente da gastronomia nacional.
Este ano, o evento tem como inovação a Mostra de Raças Autóctones. Estarão representados exemplares das 25 raças autóctones de aves, bovinos, caprinos, equídeos, ovinos, suínos e canídeos, num espaço de diálogo entre Produtores, operadores económicos, Chefs e público, com o objetivo de melhorar o conhecimento.