O Município de Vila Real formalizou nesta semana três protocolos de colaboração com a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, tendo como objetivo garantir que os munícipes mais carenciados tenham acesso aos medicamentos que necessitam.
Um dos protocolos foi com a Associação Dignitude, IPSS sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica (rendimento per capita do agregado inferior a 60% do IAS) que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Os beneficiários integrados neste programa serão portadores do cartão abem e poderão adquirir os medicamentos abrangidos pela comparticipação, numa das farmácias aderentes.
Também assinados entre o Município, a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, outros dois protocolos que instituem o Programa Vila Real + Saúde| Cartão Sénior e Cartão da Pessoa com Deficiência, e que se fundamenta nos critérios já existentes nos Apoios Municipais do Código Regulamentar (Apoio Sénior e Apoio à Pessoa com Deficiência) relativos à comparticipação na aquisição de medicação. Com a celebração destes protocolos, será possível desburocratizar o processo de apoio a estes munícipes, uma vez que a comparticipação a que têm direito passa a ser efetuada no ato da aquisição da medicação.
O Município considera a formalização destes protocolos essenciais para facilitar o acesso aos cuidados primários de saúde, procurando minimizar as situações de fragilidade social de todos aqueles que apresentam baixos recursos e que não conseguem suportar os custos associados à aquisição de medicamentos.
Na assinatura dos protocolos estiveram presentes, em representação do Município de Vila Real, o Presidente da Câmara em exercício, Dr. Alexandre Favaios e a Vereadora da Ação Social, Igualdade e Saúde, Dra. Mara Minhava, em representação da Associação Dignitude a sua Diretora Executiva, Dra. Maria João Toscano, e pela Associação Nacional de Farmácias, a delegada concelhia de Vila Real, Dra. Isabel Maria Brandão Gomes da Silva.
Marcaram presença, também, representantes das farmácias aderentes, que são já nove das 14 farmácias do concelho, sendo objetivo destes Programas alcançar a adesão de todas as farmácias de Vila Real.