No Dia Internacional dos Museus, celebrado este sábado, 17 de maio, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho assinala a data colocando o pão como protagonista. Sobre o mote “o museu vai à padaria”, a iniciativa convida a população a reviver tradições antigas e a participar num percurso que une cultura, memória e gastronomia local.
O ponto de encontro é na padaria tradicional D. Manuela, a partir das 11h, onde os participantes terão a oportunidade de pôr as mãos na massa, orçar, tender e enfornar. À hora de almoço o encontro é junto à Capela de Santa Bárbara, para um piquenique no qual os participantes deverão levar merenda, num ambiente de partilha e convívio, com vista para o Douro. Ao fim do dia, o pão amassado no horário da manhã pode ser levado para casa.
Mais do que uma atividade, o município pretende valorizar os saberes locais e envolver a comunidade na preservação de tradições que fazem parte da identidade de Favaios e do Concelho.
A iniciativa é aberta a todas as idades e a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória em www.cm-alijo.pt.