Vila Real apresenta Semana do Ambiente com uma série de programas a partir de segunda

Entre os dias 2 e 10 de junho o Município de Vila Real apresenta a Semana do Ambiente 2025, com uma programação dedicada a várias das temáticas trabalhadas ao longo do ano pela Divisão do Ambiente. Desde os resíduos, à economia circular, passando pela sensibilização para a biodiversidade através das artes, entre outros.

A partir do dia 2 de junho inicia a campanha solidária de recolha de materiais escolares, brinquedos e roupas para crianças de São Tomé e Príncipe. Intitulado “Este contentor vai UNIR SORRISOS”, o projeto tem como objetivo encher um contentor marítimo com doações, promovendo a economia circular e os direitos das crianças. Participam a Associação Douro Histórico e a empresa Agrifiba, que assegura o apoio logístico.

De 2 a 6 de junho decorre a exposição “A nossa floresta”, instalada pelas Eco-Escolas de Vila Real, no âmbito do projeto “Literacia para a Floresta”. A exposição representa espécies autóctones e sensibiliza para a resiliência e fragilidade do território florestal. Será exibida durante a Mostra Escolar.

De 3 a 6 de junho, também na Mostra Escolar, acontece um projeto de sensibilização para os resíduos têxteis com a presença do “Ponto Têxtil” fora de portas. Visa promover a redução e reutilização de têxteis através de um modelo inovador de recolha.

Já no dia 4 de junho, a ação de plogging “quantas pontas tu contas”, procede à recolha de beatas de cigarros nas ruas de Vila Real, envolvendo a comunidade jovem e escolar no combate à poluição urbana.

De 5 a 10 de junho, a peça de teatro educativa e sensorial sobre o lobo-ibérico, espécie emblemática do Parque Natural do Alvão, denominada “LOBA – Uma Ode ao Lobo Ibérico”, realiza-se em parceria com a Peripécia Teatro e a Divisão do Ambiente, decorre em Benagouro e inclui sessões com percurso interpretativo ao Fojo do Lobo. A ante-estreia será a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

Por último, no dia 8 de junho, celebra-se o 42.º aniversário do Parque Natural do Alvão, celebrado com atividades da Comissão de Cogestão do PNAl em Lamas de Ôlo e apresentação especial do espetáculo “LOBA” em Benagouro, com percurso interpretativo na Samardã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *