Entrou esta quarta-feira, dia 10 de setembro, em operação a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, acessível através do número 1411, com o objetivo de proporcionar apoio imediato e especializado a pessoas em risco ou que estejam enfrentando pensamentos suicidas em Portugal.
Implementada oficialmente no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, esta linha disponibiliza atendimento gratuito, ininterrupto 24 horas por dia, todos os dias do ano. O serviço foi criado com base numa legislação aprovada no início de 2024 e regulamentado por portaria no Diário da República há poucos dias.
Os atendimentos serão realizados por psicólogos clínicos e da saúde e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria, todos com formação específica em suicidologia. Inicialmente, o atendimento será assegurado por profissionais do SNS 24 com formação adequada, mas o número de equipas poderá crescer com o tempo.
A linha opera de forma autónoma, embora esteja integrada à plataforma do SNS 24. A coordenação do serviço está a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que também asseguram a formação contínua dos profissionais e promovem a divulgação nacional do número.