A aldeia do Pontido e a aldeia do Castelo, em Vila Pouca de Aguiar, vão estar ligadas por uma prova de ciclismo em formato contrarrelógio no próximo dia 20 de setembro. A iniciativa, organizada pela recém-criada Associação Castelo em parceria com a Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, arranca às 18 horas.
A Rampa do Castelo 2025 consiste na subida da rampa de paralelo que une as duas aldeias, num percurso de 1.600 metros, com 150 metros de desnível e uma inclinação média de 9%. A prova será disputada por mangas, em formato contrarrelógio, e a estrada CM1160-1 estará encerrada ao trânsito durante o evento, com alternativas de acesso garantidas.
A organização promete um ambiente animado ao longo do percurso, com a presença da Banda do Pontido, que irá interpretar músicas para apoiar os atletas e entreter os espectadores. No final, na aldeia do Castelo, serão entregues prémios nas diferentes categorias e haverá um momento de convívio com animação, comida e bebida para participantes e visitantes.
Segundo a Associação Castelo, a iniciativa pretende “dinamizar a aldeia através da organização de atividades diferenciadoras, tanto a nível desportivo como cultural e social”. Esta será a primeira de várias ações que a associação pretende realizar para valorizar a região e envolver a comunidade.
