Manuela Tender eleita para a Mesa da Comissão Permanente dos Assuntos das Nações Unidas da União Interparlamentar

Durante a Assembleia Geral da UIP, que decorre em Genebra entre 19 e 23 de outubro, Manuela Tender foi eleita para integrar a Mesa da Comissão Permanente dos Assuntos das Nações Unidas, passando a fazer parte do grupo restrito de 18 membros que aprofundam a cooperação entre parlamentos nacionais e a ONU.

Desde 2024 que Manuela Tender é presidente da Delegação Parlamentar Portuguesa da UIP, uma organização internacional que reúne 183 parlamentos e tem como missão promover a paz, a democracia e a cooperação multilateral.

A Comissão Permanente onde agora integra tem como missão principal monitorizar o envolvimento dos parlamentos em temas cruciais como desenvolvimento sustentável, direitos humanos, paz e reformas da ONU. Os membros também realizam missões de campo e propõem programas de trabalho para fortalecer o papel dos parlamentos na agenda internacional.

Manuela Tender declarou estar “honrada com a eleição” e compromete-se a exercer as suas funções “com responsabilidade e sentido de missão, respeitando os princípios da Constituição, da UIP e das Nações Unidas”.

Esta eleição reforça a presença portuguesa em fóruns internacionais e destaca o papel ativo dos deputados nacionais na promoção da cooperação global e do diálogo entre nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *