A greve nacional da Função Pública, convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, está hoje a provocar perturbações em vários serviços do país, incluindo na região de Vila Real, com escolas fechadas e impactos significativos na Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Em Vila Real, a greve provocou o encerramento da Escola Secundária de S. Pedro, devido à forte adesão de docentes e assistentes operacionais. Nas restantes escolas do concelho, as aulas estão a decorrer com relativa normalidade, embora com algumas turmas sem aulas e serviços administrativos reduzidos. OP impacto sente-se também ULSTMAD, onde se registam desmarcações de consultas e cirurgias programadas. As percentagens oficiais de adesão ainda não foram divulgadas, mas os serviços mínimos estão assegurados, nomeadamente nas urgências e cuidados prioritários.
A paralisação de 24 horas pretende reivindicar aumentos salariais, valorização das carreiras e defesa dos serviços públicos, numa resposta à proposta do Governo de atualização salarial que os sindicatos consideram “insuficiente” face ao aumento do custo de vida.
