Foi apresentada na tarde de 28 de outubro, no Pavilhão Rota da Castanha, a XXVIII Feira da Castanha Judia de Carrazedo de Montenegro, que decorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro. A conferência de imprensa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Jorge Mata Pires, naquele que foi o seu primeiro ato oficial enquanto autarca. Na ocasião, Jorge Mata Pires destacou a importância da castanha como “principal fonte de rendimento para os agricultores locais e símbolo da identidade, história e cultura do concelho”.
O presidente sublinhou ainda a elevada qualidade da Castanha Judia, reconhecida a nível nacional e internacional, e o aumento do volume de produção registado nesta campanha. Reforçou também o apoio da autarquia ao setor, nomeadamente no combate à doença da galha do castanheiro e na valorização do produto através da feira e de outras iniciativas promocionais.
Durante a sessão, o autarca anunciou ainda que o XVI Encontro Europeu da Castanha se realizará em Carrazedo de Montenegro, em setembro de 2026, num evento coorganizado pelo Município de Valpaços.
Jorge Mata Pires lembrou também o recente reconhecimento europeu de Valpaços como “Melhor Cidade Biológica”, distinção que, segundo o autarca, “coroa o trabalho e o empenho dos agricultores locais” e reforça a posição do concelho como referência nacional e internacional na produção agrícola sustentável.
A edição deste ano da feira contará com 87 expositores, mais do que na edição anterior, com produtos que vão desde a castanha DOP da Padrela ao vinho, azeite, fumeiro, Folar de Valpaços IGP, pão, mel, frutos secos e artesanato.
A Feira da Castanha Judia de Carrazedo de Montenegro é organizada pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, presidida por Carlos Sousa, em parceria com o Município de Valpaços e a EHATB – Empreendimentos Hidroagrícolas do Alto Trás-os-Montes e Barroso.
