Alijó celebra, no próximo dia 11 de novembro, o seu Dia do Município, uma data que convida todos a saborear o melhor da gastronomia local, viver a cultura popular e sentir o espírito genuíno de comunidade que caracteriza o Concelho. A Feira de São Martinho volta a encher o centro da vila com a autenticidade que distingue as gentes deste território, com o aroma das castanhas assadas e o sabor inconfundível do vinho novo.
A Mostra Gastronómica das Freguesias promete, mais uma vez, atrair centenas de visitantes a este espaço de sabores e tradições. Ao longo da Mostra, as 14 freguesias apresentam o melhor da sua gastronomia, convidando todos a provar pratos emblemáticos e produtos típicos que refletem a riqueza e autenticidade do Concelho e das suas gentes.
Organizado pela Câmara Municipal de Alijó, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho, o programa inclui vários momentos gratuitos e abertos à população e que convidam residentes e visitantes a celebrar em conjunto.
As comemorações começam bem cedo, às 07h00, com a abertura da Feira Franca de São Martinho, seguida, às 08h00, pela arruada com os Zés Pereiras de Sanfins do Douro, Pegarinhos e Castedo do Douro, que enchem as ruas de música e animação.
Pelas 09h30, a manhã ganha o sabor tradicional com as Tripas e o Magusto, momento de convívio e partilha muito aguardado. Logo depois, às 10h00, realiza-se a Puxada dos Grupos de Bombos, que antecede o Teatro de Rua “Contos d’OIRO…ContaDouros”, apresentado pela Filandorra – Teatro do Nordeste, às 10h30.
A partir das 11h00, abre ao público a Mostra Gastronómica das Freguesias, um espaço de degustação dos melhores pratos e produtos típicos de Alijó e das suas gentes. A companhia Filandorra – Teatro do Nordeste regressa ao palco às 12h30, seguido da atuação do grupo de concertinas “David e Amigos”, às 13h00, garantindo muita animação.
Durante a tarde, a tradição continua com a atuação do Rancho Folclórico de Alijó, às 15h00, um momento de celebração da música e dança popular. Às 16h00, será realizada a Prova da Marrã e do Vinho Novo, acompanhada de mais animação musical com “David e Amigos”, a partir das 16h30. O dia encerra simbolicamente às 17h00, com a partilha do Bolo de Encerramento, gesto de união e amizade entre todos os participantes.
