Prémio Vinha Douro valoriza viticultores e inscreve candidatos até outubro

A CCDR NORTE apresentou a segunda edição do Prémio Vinha Douro que visa promover e premiar a qualidade das boas práticas agrícolas e ambientais desenvolvidas nas vinhas do Douro e contribuir para a gestão deste território único. As candidaturas decorrem até 15 de outubro no site https://premiovinhadouro.pt/. A distinção será entregue a 14 de dezembro, durante as comemorações do 24.º aniversário da classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade.

Nesta segunda edição, serão atribuídos dois galardões, consoante a área das explorações onde as vinhas estejam integradas (até e acima de cinco hectares). Podem candidatar-se ao “Prémio Vinha Douro” os proprietários das parcelas intervencionadas ou cooperativas e associações que os representem.

Para o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, “premiar as vinhas do Douro é reconhecer a superação humana nas suas dimensões agrícola, ambiental e cultural. É um tributo ao esforço e à dedicação de gerações que, com paixão e perseverança, transformaram esta terra num símbolo de excelência e tradição”.

Para o responsável “este prémio não apenas valoriza o legado que foi construído ao longo dos anos, mas também reflete a esperança no futuro daquele território, onde as riquezas da natureza se entrelaçam com a sabedoria dos que o habitam, garantindo que a cultura da viticultura continue a prosperar e a inspirar as próximas gerações.”

Por sua vez, a Vice-Presidente Célia Ramos explicou que “a ideia que sustenta a criação do Prémio Vinha Douro remete a 2023, sendo um ato simbólico de reconhecimento de todos aqueles que no seu quotidiano contribuem para a conservação do Alto Douro Vinhateiro – Paisagem Cultural, Evolutiva e Viva, inscrita na Lista de Património Mundial da UNESCO, em 2001.”

O júri, presidido pela Missão Douro/CCDR-NORTE, integra elementos das suas Unidades de Cultura e de Desenvolvimento Rural, Agroalimentar e Pescas, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e da Associação dos Viticultores Profissionais do Douro.

Com uma periodicidade bienal, o “Prémio Vinha Douro” é uma iniciativa da CCDR NORTE, através da Missão Douro, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *