©DR
[Em atualização]
Moradores de Portugal estão às escuras na manhã desta segunda-feira, dia 28 de abril. A interrupção de energia começou por volta das 11h30. Ainda não conseguimos contacto com a empresa responsável pela distribuição de energia.
Por enquanto, além de Portugal, países como Espanha, Alemanha, Países Baixos e até Marrocos estão sem eletricidade. Há informações de que Luxemburgo e Polônia ainda não foram afetados.
A empresa pública responsável pela rede elétrica confirma o apagão e numa rede social afirma que investiga as causas.
Com a falta de energia gereralizada, as chamadas feitas pelo telemóvel não funcionam. A comunicação é feita somente com dados móveis e pelo whatsapp. Na capital Lisboa e nos demais municípios do país a circulação do metro e comboio estão interrompidas e as pessoas estão a ser retiradas das estações.
A falta de energia fez ainda com que congestionamentos foram registrados em diversas vias uma vez que os semáforos pararam de funcionar. Pelas redes sociais a PSP, Polícia de Segurança Pública, pede atenção redobrada aos motoristas. Mais agentes também foram deslocados para as ruas.
Compras são feitas somente com dinheiro. Alguns resturantes atendem clientes a luz de velas. E muitos supermercados fecharam as portas.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, divulgou agora a pouco que há a possibilidade de o apagão ser originário de um ciberataque. Entretanto, a informação ainda não está confirmada.
O governo português também criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão e à princípio aponta que o problema deve ter sido originário de fora do país. Aparentemente um problema na rede de transporte.
O ministro da Presidência, Antonio Leitão Amaro, não aponta o prazo para que a situação volte à normalidade. O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, pede tranquilidade aos portugueses.