Vila Real tem 207 mil eleitores inscritos para votar no próximo domingo

O círculo eleitoral de Vila Real tem 207.023 eleitores inscritos para as eleições de 18 de maio. Esse montante é inferior 1.677 eleitores do que o registrado nas eleições de 2024. Nas eleições legislativas são escolhidos 230 deputados para a Assembleia da República; o distrito de Vila Real vai eleger cinco deputados. O período oficial de campanha eleitoral segue até sexta-feira, dia 16 de maio.

Têm direito a votar todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos, desde que devidamente inscritos no recenseamento eleitoral. Graças ao estatuto de igualdade de direitos políticos, cidadãos brasileiros residentes em Portugal que tenham cartão de cidadão também podem votar.

A Comissão Nacional de Eleições estabelece ainda que os jovens que completem 18 anos no dia da eleição também poderão votar. Para saber detalhes de onde votar, o eleitor tem duas opções. Uma delas é via SMS. Basta enviar o nº de Identificação e data de nascimento para o número 3838. Este serviço é gratuito. Outra alternativa é pesquisar no portal do Recenseamento Eleitoral. Para isso, será necessário adicionar o Número de Identificação Civil e a data de nascimento.

As urnas de voto estarão abertas das 8h às 19h no dia das eleições legislativas. Após este horário, será possível votar apenas para os eleitores que ainda se encontrem dentro da assembleia de voto ou secção correspondente. A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) reforça que, após o encerramento das urnas, não será permitida a entrada de novos eleitores.

O número total de eleitores, conforme o mapa de distribuição de mandatos divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), é de 10.850.615. Em comparação com as eleições legislativas de 2023, que contaram com 10.813.643 eleitores, o número de votantes aumentou em 36.972 pessoas.

O que é preciso para votar

Para votar, o eleitor deve apresentar o seu nome à mesa de voto e apresentar um documento de identificação oficial. São necessários o cartão de cidadão ou bilhete de identidade são os documentos necessários. Caso não os tenha, pode ser aceito qualquer outro documento oficial com fotografia atualizada. 

Se o eleitor não tiver qualquer documento, poderá ser identificado por dois eleitores que atestem a sua identidade, através de um compromisso de honra ou através do reconhecimento unânime pelos membros da mesa de voto.

Contagem dos votos

A contagem dos votos começa logo após o encerramento das urnas, às 19h, e é realizada de forma pública nas assembleias de voto. Cada mesa de voto procede à contagem dos boletins depositados na urna, separando os votos válidos dos nulos ou em branco. 

Os resultados parciais são depois comunicados ao Centro de Contagem de Votos, onde serão agregados com os de outras assembleias. Após a contagem, os resultados são transmitidos à Comissão Nacional das Eleições que os valida e os publica oficialmente. A transparência do processo é garantida por observadores e representantes dos partidos presentes no local da contagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *