A Lagoa do Alvão será transformada num palco vivo de concertos, sonoridades, exposições, teatro infantil, atividades aquáticas, jogos tradicionais, artesanato e residências artísticas nos dias 4, 5 e 6 de julho, em mais uma edição do Festival de Artes ARTimanhas. O tema deste ano é “Cultura, Comunidade e Território” e promete ser uma das experiências culturais mais autênticas e sensoriais do verão em Portugal, atraindo visitantes a um território de baixa densidade.
Organizado pela Animódia Companhia de Arte e Cultura, em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar, o ARTimanha Festival de Artes posiciona-se como um evento cultural e sustentável no interior do país que preserva e difunde as tradições da região. A localização — a poucos minutos do Parque Natural do Alvão — é um convite ao mergulho na paisagem e na cultura local.
A programação do festival que “Traz Arte aos Montes” inclui música, teatro, dança, artes visuais, oficinas de criação, experiências gastronómicas, jogos tradicionais, atividades aquáticas e residências artísticas. Cada momento foi pensado para acontecer em harmonia com o espaço natural, criando uma narrativa contínua e envolvente para quem participa.
O Artimanha é também um evento de impacto social e ambiental de grande relevância para a comunidade local, promovendo várias atividades que vão da sustentabilidade ambiental à inclusão, passando pelo contacto genuíno com os residentes.