“Cordas Velhas, Nova Música” nasce do desejo de unir diversos universos musicais: música antiga, contemporânea, pedagogia, cultura e tradições portuguesas, bem como os seus compositores e intérpretes.
O surgimento de novas obras ancoradas na prática do passado pretende incentivar uma redescoberta estética e sonora dos instrumentos barrocos pelos músicos de hoje, promovendo o diálogo com a memória histórico-cultural. A criação de música nova para estes instrumentos aproxima compositores e intérpretes, abrindo espaço a um diálogo criativo enraizado na tradição.
As três obras portuguesas em estreia — de Eurico Carrapatoso, Anne Victorino d’Almeida e Carlos Azevedo — representam um percurso que atravessa a música antiga e a nova música, celebrando a diferença, a igualdade, a criatividade e a união.
As peças podem ser interpretadas tanto em instrumentos barrocos como modernos, despertando o interesse pela música antiga e mostrando que estes dois mundos podem, juntos, criar pontes entre passado e presente, celebrando a música portuguesa e a sua capacidade de constante reinvenção.
Para inscrições e mais informações: cultura@casademateus.pt