O Município de Alijó informa que os participantes inscritos no projeto de Compostagem Comunitária já podem usufruir do composto orgânico que resulta da decomposição dos biorresíduos depositados numa das caixas do compostor comunitário localizado na vila de Alijó, ao longo dos últimos meses. Os interessados iem utilizar este fertilizante natural, rico em nutrientes e indicado para solos de cultivo, poderão levantá-lo no edifício da Divisão de Obras e Serviços Urbanos, junto ao recinto da feira, até que o mesmo se esgote.
Recordamos que a quantidade de composto é limitada, pelo que será entregue aos interessados por ordem de pedido. Caso não seja levantado, o mesmo será utilizado nos jardins públicos.
O projeto-piloto de Compostagem Comunitária, implementado pelo Município de Alijó, tem como objetivo permitir que a população separe e reaproveite os biorresíduos (resíduos biodegradáveis de jardinagem, resíduos alimentares não cozinhados, entre outros), evitando que sejam encaminhados para os contentores de resíduos indiferenciados e que ocupem espaço em aterro.
Os interessados em aderir ao projeto poderão levantar o kit gratuito de compostagem, que inclui um balde para deposição dos biorresíduos e um manual de boas práticas de compostagem e combate ao desperdício alimentar.
Mais informações sobre como aderir ao projeto em Serviços > Ambiente e Sustentatibilidade > Compostagem Comunitária.