No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Chaves associa-se a esta comemoração com a semana do Património, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.
A entrada nos espaços museológicos municipais será livre até 20 de abril, nomeadamente no Museu das Termas Medicinais Romanas, no Museu da Região Flaviense, no Museu Militar, no Núcleo Museológico Ferroviário e na Casa-Museu João Vieira, em Vidago.
A entrada livre também será alargada ao Museu de Arte Contemporânea. Subordinado ao tema “Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos”, o Património Cultural IP, em colaboração com o ICOMOS Portugal e com os municípios aderentes têm como objetivo promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património mundial.