Nos dias 8, 9 e 10 de maio, o Festival Literário Douro – FLiD, que já vai na 7ª edição, regressa ao Espaço Miguel Torga, concelho de Sabrosa. A edição deste ano conta com um leque de escritores e personalidades do meio literário nacional e internacional. Este trata-se de um evento cultural de referência na região. A entrada no FLiD – Festival Literário Douro é livre.
De entre as personalidades acolhidas pelo Festival, podem ser lidos nomes como Álvaro Laborinho Lúcio, Ángel Fragua, Fernando Alves, Filipa Martins, Francisco Guita Jr., JP Simões, Kátia Bandeira de Mello, Leonardo Padura, Luís Caetano, Manuel João Vieira, Nuno F. Silva, Nuno Higino, Ondjaki, Onésimo Teotónio Almeida, Patrícia Posse, Pedro Almeida Maia, Rosa C. Cabral, personalidades que garantem três dias de música e literatura.
A sessão de abertura está agendada para o dia 8 de maio, no Espaço Miguel Torga, pelas 18h, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, do artista Manuel João Vieira, que irá inaugurar a exposição “Viagens na Minha Terra” e de Álvaro Laborinho Lúcio com a temática “Da Inutilidade da Arte ao Poder da Literatura”. Ainda, Ángel Fragua marcará presença por volta das 21h30 com uma sessão de teatro intitulado de “Stand Down” e, posteriormente, decorrerá uma homenagem a Francisco Guedes.
O programa contempla várias mesas de debate, com diversos temas relacionados com a literatura e a escrita, apresentações de livros, a exibição do documentário ficcionado “A Mulher Que Morreu de Pé”, de Rosa Coutinho Cabral, e ainda o concerto de “JP Simões canta José Mário Branco” que encerrará o festival no dia 10, pelas 18h.
Na edição deste ano, a novidade é a iniciativa “A escola no FLiD”, que visa envolver a comunidade escolar, promovendo encontros de escritores junto do Agrupamento de Escolas Miguel Torga – Sabrosa e do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus – Vila Real, inserido no programa do festival.