O Município de Murça deu início, esta semana, ao processo do Orçamento Participativo 2026, ao qual está destinado um investimento de 25 mil euros. Esta é uma iniciativa que visa aproximar os cidadãos das políticas públicas locais.
Segundo a autarquia, o principal objetivo deste projeto é recolher e integrar propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para 2026, reforçando o envolvimento direto da população na gestão dos recursos públicos e na definição das prioridades do concelho.
O Orçamento Participativo de Murça é uma ferramenta de valorização da democracia participativa, promovendo a participação ativa, informada e responsável dos munícipes nas decisões municipais. A iniciativa destina-se a todos os cidadãos com 16 ou mais anos que residam, trabalhem, estudem ou estejam recenseados no concelho de Murça.
A apresentação de propostas decorre entre maio e 30 de junho de 2025, através da plataforma online disponível em http://op.cm-murca.pt. Para submeter uma proposta, os interessados deverão estar registados na plataforma. Em caso de esquecimento da senha de acesso, é possível recuperar a password, que será enviada por e-mail poucos minutos após o pedido.