Com o mel como principal ingrediente, Mondim de Basto vai lançar um concurso que visa a criação de um doce, de modo a valorizar o mel como um ingrediente central, unindo tradição e inovação na conceção de um produto que represente a identidade gastronómica do concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, explica que este “doce será um símbolo do saber fazer local, contribuindo para a promoção turística e económica da região, destacando o mel como um verdadeiro embaixador da qualidade dos produtos de Mondim de Basto”.
O concurso destina-se a pastelarias, doçarias tradicionais, padarias, restaurantes do concelho e a todos os residentes do concelho, a título individual ou coletivo. Antes da realização do concurso a Câmara Municipal desafia a população a eleger um nome para o referido doce. No site do Município vão ser apresentadas três hipóteses para a denominação do doce e a eleição vai ser feita através de votação pública.
Seguir-se-á, em junho, o período de inscrição dos participantes que no dia 9 de agosto se apresentarão no concurso “Doce de Mel”. Relativamente aos prémios, serão atribuídos prémios monetários para os três primeiros classificados e certificados de participação a todos os concorrentes.