Vila Real está sob aviso vermelho esta segunda-feira, 4 de agosto, e deve seguir com a mesma orientação pelo menos até o final do dia 5 de agosto. Outros quatro distritos da região norte têm a mesma recomendação, entre eles, Braga, Porto, Bragança, e Viana do Castelo. Em causa estão as elevadas temperaturas e o risco de incêndio, segundo avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37 graus em Braga e os 39 em Vila Real e Bragança na segunda-feira. Já na terça, entre os 33 graus do Porto e os 41 de Braga.
O aviso vermelho é o mais elevado da escala do IPMA, pela persistência de valores extremamente elevados, que obrigada a determinados cuidados como proteger-se em locais mais frescos nas horas de maior calor, evitando a exposição ao sol, usar chapéu e óculos de sol se estiver na rua e hidratar-se.
É também imperativo que exista um cuidado redobrado a evitar ações que possam provocar incêndios. Em declarações no Palácio de São Bento, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, deixou o alerta de que esta semana intensa e pediu aos portugueses que respeitem as indicações e as orientações das autoridades competentes, assim como as proibições, além de evitar quaisquer práticas que possam provocar incêndios.