Detido em flagrante homem por atear fogo em área florestal no município de Chaves

O Comando Territorial de Vila Real, através do Posto Territorial de Chaves, deteve um homem em flagrante pelo crime de de incêndio florestal, na localidade de Faiões, no concelho de Chaves. O indivíduo de 43 anos tinha em sua posse um isqueiro e 50 metros de cobre, que foram apreendidos. A ocorrência foi no dia 1 de agosto e divulgada nesta terça-feira, dia 5.

A detenção ocorreu na sequência de um incêndio florestal, que deflagrou em Faiões, tendo os militares da Guarda desenvolvido diligências policiais que permitiram apurar que o incêndio teve origem numa queima para derreter fios de cobre. O homem estava no local, foi detido e constituído arguido, com os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Chaves.

A GNR reforça que se mantem vigilante na prevenção e combate aos incêndios rurais, contribuindo ativamente para a responsabilização criminal dos seus autores e para a proteção de pessoas, bens e do património natural. A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A GNR relembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, que são interditas sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *