Municípios de Vila Real, como Chaves e Alijó, usaram as redes sociais para alertar os munícipes dos riscos da exposição ao sol. A campanha de sensibilização é promovida pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e visa mobilizar a população para a redução do risco de cancro de pele.
A campanha visa duas vertentes, a exposição solar exagerada lúdica (praia, caminhadas ou corridas), mas também a exposição profissional (profissões ao ar livre), ambas acarretam lesões agudas e o envelhecimento precoce da pele. A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo fala da importância de promover a proteção, diagnóstico e tratamento precoce desta patologia.
A exposição à radiação UV durante a vida aumenta o risco de desenvolver Cancros da Pele. Deve-se evitar a exposição solar excessiva. A prevenção e o autoexame são essenciais para combater os Cancros da Pele.
Segundo dados da APCC a incidência dos Cancros da Pele continua a aumentar e, apesar de a maioria ser curável se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% tem relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem.
