Alguns municípios do Distrito de Vila Real como Alijó, Murça, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real emitiram nota de profundo pesar e consternação com a notícia do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, que resultou na perda irreparável de vidas humanas. O País cumpre dia de luto nacional nesta quinta-feira, dia 4 de setembro.
Em postagem nas redes sociais, o Município de Vila Real, afirma que “expressa as mais sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas, manifestando total solidariedade e apoio a todos os que foram direta ou indiretamente afetados por esta tragédia. Que a memória das vítimas seja honrada e que este episódio nos una enquanto comunidade, reforçando o compromisso coletivo pela segurança e bem-estar de todos.”
Já a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar “reafirma a sua solidariedade para com a cidade de Lisboa e para com todos os que foram direta ou indiretamente afetados por este trágico acontecimento. E lembra que o Elevador da Glória, para além da sua relevância histórica e cultural, é um símbolo da cidade de Lisboa e do nosso património coletivo, o que torna este acidente especialmente doloroso para todos os portugueses.”
Também por nota, o Município de Alijó menciona que “neste momento de profunda dor coletiva, o Município endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas, manifestando total solidariedade e apoio a todos aqueles que foram direta ou indiretamente afetados por esta irreparável perda.”
O Município de Murça emitou comunicado que expressa ainda a “sua solidariedade para com a cidade de Lisboa e com todos os que, neste momento difícil, partilham o sofrimento causado por esta tragédia.”
E o Município de Santa Marta de Penaguião declarou “as mais sentidas condolências às famílias das vítimas e solidariedade às famílias, amigos e feridos, unindo-nos a Portugal neste gesto de respeito e memória.”
O elevador da Glória, que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, dia 3 de setembro, num acidente que provocou pelo menos 16 mortos, avançou fonte oficial da PSP. As causas ainda estão por apurar.
O acidente provocou também muitos feridos. O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as circunstâncias deste acidente.