No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Município de Vila Real promove no próximo 27 de setembro, às 10h00, uma visita guiada à Central do Biel.
A iniciativa é gratuita, mas está limitada a 40 participantes. As inscrições devem ser feitas através do e-mail animatur@cm-vilareal.pt.
A Central do Biel é um dos mais emblemáticos patrimónios industriais da região. Inaugurada em 1894 pelo empresário alemão Emílio Biel, foi a primeira central hidroelétrica de serviço público em Portugal, responsável por tornar Vila Real na primeira cidade do país a dispor de energia elétrica pública.
Após ter funcionado como central até 1926, o espaço foi adaptado em 1932 para fábrica de curtumes, aproveitando a força motriz da central elétrica. Encerrada a atividade industrial nos anos 50, o edifício entrou em abandono até à recente requalificação promovida pela autarquia, que devolveu o espaço à cidade como Museu de Arqueologia Industrial, inaugurado em setembro de 2024.
Hoje, o equipamento reúne a antiga sala das máquinas, onde se conserva parte do maquinário original, e um centro interpretativo que conta a história da eletricidade e da indústria em Vila Real. A recuperação incluiu ainda a Quinta do Granjo e o espaço envolvente, integrando o local em percursos de turismo industrial e de natureza.
Com esta visita, a Câmara Municipal pretende valorizar e divulgar o património industrial vila-realense, dando a conhecer aos cidadãos e visitantes um espaço único no país e de grande relevância histórica.