A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Chaves recebe, a partir do próximo dia 3 de novembro, pelas 17h30, a inauguração da exposição “ERRÂNCIAS – a devanear entre corpos e cidades”, da autoria de Flynn DR, heterónimo do fotógrafo Fernando DC Ribeiro.
Integrada no ciclo “Os Nossos Artistas”, a mostra reúne 70 fotografias que exploram a relação entre o corpo, o espaço urbano e a errância poética do olhar, permanecendo patente ao público até 28 de novembro.
Flynn DR, alter ego criado por Fernando DC Ribeiro, representa uma cisão intencional entre a fotografia artística e documental, assumindo-se, nas palavras do próprio autor, como “um ser paralelo a deslocar-se do mundo visível para o sensível, concebido para canalizar exclusivamente a vertente de fotografia artística, livre das exigências da documentação ou objetividade”.
Embora o fotógrafo partilhe o seu trabalho desde o início de 2023 nas plataformas Flickr, Instagram (@drflynn60) e no blog “Rêverie Art” (reverieart.blogs.sapo.pt), é apenas este ano que apresenta a sua obra impressa ao público.
Além desta exposição individual, Flynn DR participou na 12.ª Bienal Internacional de Gravura do Douro 2025 e integra atualmente a exposição coletiva do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, patente no Centro de Exposições de Odivelas desde outubro.
A mostra “Errâncias – a devanear entre corpos e cidades” marca, assim, a estreia expositiva individual de Flynn DR, propondo ao visitante uma viagem sensível entre o corpo humano e os espaços urbanos, numa leitura artística de grande intensidade visual e poética.
