
Com um investimento de 199 mil euros, o projeto-piloto tem como foco capacitar as comunidades e os bombeiros voluntários, aumentando a resiliência do território.
A apresentação pública decorreu na quarta-feira, às 17h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro (Alijó), contando com a presença do Professor Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD.
Uma Plataforma Inteligente de Georreferenciação
O DOURORISK é uma iniciativa inovadora que pretende criar uma ferramenta digital, inteligente e interativa de georreferenciação para a gestão de riscos. O objetivo central é promover o conhecimento, a prevenção e a mitigação de riscos naturais em terrenos complexos e à escala local, especialmente face a eventos meteorológicos e climáticos compostos.
Entre as prioridades do projeto está o reforço da adaptação da população às Alterações Climáticas. Esta meta será alcançada através da formação de comunidades, bombeiros e outros agentes de socorro na compreensão e gestão de riscos como:
* Incêndios florestais;
* Secas e ondas de calor;
* Inundações repentinas;
* Movimentos de vertentes.
Tudo com o intuito de promover a segurança no território.
A equipa da UTAD é liderada pela Professora e Investigadora Margarida L. R. Liberato (CITAB e IDL-UL), contando ainda com a participação dos docentes e investigadores Elisa Preto Gomes, Luís Sousa e Anabela Reis (CGeo), bem como Margarida Correia Marques e Domingos Lopes (CITAB).
O DOURORISK foi selecionado e distinguido no Concurso para Projetos-Piloto Inovadores do Programa “Promove. O futuro do interior” – edição 2025, promovido pela Fundação “la Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Vila Real, 13 de Novembro de 2025.
