No dia 09 de abril celebra-se o dia do Regimento de Infantaria Nº13, data intimamente ligada à Batalha de “La Lys”, na qual os militares do Batalhão de Infantaria nº13 combateram as tropas alemãs de uma forma considerada heroica. A data importante para o Exército Português ganha destaque neste mês com o projeto “Portas Abertas”. Entre os dias 2 e 3 de abril, o Exército faz atividades dirigidas à comunidade escolar, levando até ao RI13 uma previsão de 300 jovens de escolas de Vila Real e concelhos vizinhos, com idades entre os 14 e 18 anos.
As atividades preparadas para os alunos simulam situações de campo, divididas em sete pontos de visita. As turmas visitam o museu, têm a oportunidade de praticar rappel, fazer uma atividade física com pista de treino, praticar tiro ao alvo com armamento semelhante ao oficial, mas do tipo air soft, e ainda fazer um pequeno trajeto de PANDUR, viatura de transporte blindada que também pode ser conduzida por meio da realidade virtual. Como forma de incentivo, as atividades somam pontos individuais revertíveis em pequenos prémios aos alunos.
A iniciativa teve como objetivo “mostrar aos jovens da comunidade que o Exército é atrativo, moderno, com diversas capacidades”, explica o Major Magalhães, chefe da Secção de Operações e Formações e Segurança do RI13. Por parte da comunidade escolar o projeto também foi bem recebido. A professora Ana Paula Pinto acompanhou estudantes da escola Diogo Cão, de Vila Real, que visitaram o quartel. E reforça não só a importância dos jovens conhecerem “a história do exército português”, mas a possibilidade de estes um dia seguirem a carreira, como o próprio pai dela.
As portas estarão abertas ainda para a comunidade em geral, num auto festivo que pretende que “a comunidade civil se junte a nós num dia que é extremamente importante para que possam partilhar essa data connosco”, convida o Major Magalhães para as ações programas no dia 13 de abril, das 10h até às 17h. No mesmo dia decorrerá ainda a cerimônia do dia da unidade, uma exposição que exibirá as memórias do Regimento, no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real. Os visitantes ainda poderão apreciar amostra gastronómica de produtos da região. O Regimento de Infantaria de Vila Real fica na Praça 25 de Abril, 5000-424.