Greve da Função Pública não afeta instituições de Vila Real

A greve da função pública que se realiza esta sexta-feira, dia 16 de maio, não está a afetar os serviços públicos de Vila Real. Apesar do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) prever uma maior adesão à greve, no distrito as entidades públicas estão a “funcionar normalmente”.

Esperam-se impactos da greve a nível nacional na saúde, educação, autoridades tributárias e institutos de registo e notariado. A Vila TV conversou com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão e com o Serviço de Finanças de Vila Real que garantiram o funcionamento normal das instituições. Até ao momento, a nível nacional a greve atingiu 70% de adesão, número semelhante à greve de Dezembro, de acordo com dados do STTS, a nível regional os números de adesão só poderão ser divulgados no período da tarde.

A greve foi convocada pelo STTS, um sindicato independente criado em 2016, que abrange a generalidade dos trabalhadores do sector público, para reivindicar melhores condições de trabalho e valorização das carreiras. Em comunicado, o sindicato disse que os trabalhadores da administração pública estão “fartos de baixos salários, de desvalorização das carreiras, de promessas vazias e de uma gestão que não reconhece a importância dos serviços públicos para a sociedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *