Ministério da Agricultura e do Mar alerta para a proibição de uso de fogo e maquinaria

Ainda se encontram em vigor as proibições legais sobre o uso do fogo e maquinarias agrícolas e florestais no interior Norte, Centro e Algarve, devido ao Perigo de Incêndio Rural Muito Elevado e Máximo. O aviso é do Ministério da Agricultura e Mar, que aparece na sequência das normas emitidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Estas proibições aplicam-se, em especial, a moto roçadoras, corta-matos, destroçadores e outro tipo de equipamentos suscetíveis de provocar ignições, de acordo com a legislação em vigor. Embora a maioria dos concelhos do Alentejo não esteja abrangida por proibições legais, alerta-se para diversas ignições em áreas agrícolas e recomenda-se a não utilização de maquinaria agrícola e florestal, incluindo ceifeiras e gadanheiras, especialmente no período diurno.

O Ministério da Agricultura e Mar apela aos comportamentos preventivos por parte de todos os agricultores, produtores e operadores na redução do risco de incêndio, contribuindo para a proteção de pessoas, bens e do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *